ALCOOLISMO É MAIS ARREBATADOR DO QUE PODEMOS IMAGINAR

26/06/2011 13:19

 Alcoolismo é mais arrebatador do que podemos imaginar

O alcoolismo é caracterizado pela dependência física e psíquica do álcool, essa dependência só fica claramente visível quando se instala, a pessoa fica presa a necessidade de consumir a substância, mas aceitar-se dependente não é fácil, só após muitos prejuízos na vida o indivíduo chega ao tratamento.

É uma doença que não atinge unicamente as pessoas dependentes do álcool, mas tem também repercussões na família, nas relações profissionais, assim como na sociedade em geral. Os membros da família e as pessoas mais próximas são particularmente atingidos, sentindo-se tão desamparados como o doente alcoólico.

O que identificamos no lar do alcoólatra é, um ambiente desestruturado  onde encontramos filhos com atrasos no desenvolvimento, dificuldade na aprendizagem, desvio no comportamento e cônjuges com depressões e assim como o alcoólatra demoram muito chegar ao tratamento.

A família deve ser a primeira a fazer o alerta e procurar ajuda o mais rápido possível, se fortalecendo conseguirá ajudar o alcoólatra a se tratar e manter-se abstinente.

Hoje existem vários tipos e formas de tratamento, fazendo com que o indivíduo e família consigam lidar com essa doença, que não tem cura, mas tem controle, dependendo do estágio temos: internação em clínicas, comunidades terapêuticas, reuniões do AA - alcoólicos anônimos, terapias de grupos, individual entre outros,  se você não sabe o que fazer ou quem procurar, marque uma triagem com profissional capacitado para te direcionar.

 

Psicóloga – Paula Aparecida Alves – CRP 06/425

Voltar